CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA

DEUS NOS REÚNE

1. SAUDAÇÃO
Sacerdote: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
S.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco!
T.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

2. ATO PENITENCIAL
S.: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão.
(Pausa para examinar-se.)

S.: Confessemos os nossos pecados:
T.: Confesso a Deus todo-poderoso/ e a vós, irmãos e irmãs,/ que pequei muitas vezes/ por pensamentos e palavras,/ atos e omissões,/ por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria,/ aos anjos e santos/ e a vós, irmãos e irmãs,/ que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.
S.: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
T.: Amém.
Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!

3. HINO DE LOUVOR: Glória a Deus nas alturas,/ e paz na terra aos homens por ele amados./ Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso./ Nós vos louvamos,/ nós vos bendizemos,/ nós vos adoramos,/ nós vos glorificamos,/ nós vos damos graças por vossa imensa glória,/ Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito./ Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai./ Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós./ Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica./ Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós./ Só vós sois o Santo./ Só vós, o Senhor./ Só vós, o Altíssimo. Jesus Cristo,/ com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai./ Amém.

4. ORAÇÃO

DEUS NOS FALA

5. LEITURAS (Texto próprio)
No fim o leitor diz: Palavra do Senhor!
T.: Graças a Deus!

6. EVANGELHO (Texto próprio)
S.: O Senhor esteja convosco!
T.: Ele está no meio de nós!
S.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + escrito por...
T.: Glória a vós, Senhor!

S.: Palavra da Salvação!
T.: Glória a vós, Senhor!

7. PROFISSÃO DE FÉ: Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra;/ e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor;/ que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;/ nasceu da Virgem Maria,/ padeceu sob Pôncio Pilatos,/ foi crucificado, morto e sepultado;/ desceu à mansão dos mortos;/ ressuscitou ao terceiro dia;/ subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,/ donde há de vir a julgar os vivos e os mortos;/ creio no Espírito Santo,/ na santa Igreja católica,/ na comunhão dos santos,/ na remissão dos pecados,/ na ressurreição da carne, na vida eterna./ Amém.

8. ORAÇÃO DA COMUNIDADE

COM CRISTO AO PAI

9. PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS
S.: Bendito sejais, Senhor Deus do universo, pelo pão que recebemos da vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar pão da vida.
T.: Bendito seja Deus para sempre!
S.: Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e para nós se vai tornar vinho da salvação.
T.: Bendito seja Deus para sempre!

10. ORAI, IRMÃOS E IRMÃS...
T.: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício,/ para a glória do seu nome,/ para nosso bem/ e de toda a santa Igreja.

11. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II
S.: O Senhor esteja convosco!
T.: Ele está no meio de nós.
S.: Corações ao alto!
T.: O nosso coração está em Deus.
S.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!
T.: É nosso dever e nossa salvação.
Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Ele é a vossa palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso Salvador e Redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria. Ele, para cumprir a vossa vontade e reunir um povo santo em vosso louvor, estendeu os braços na hora da sua paixão, a fim de vencer a morte e manifestar a ressurreição. Por Ele os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores cantando (dizendo) a uma só voz:
T.: Santo,/ Santo,/ Santo,/ Senhor, Deus do universo!/ O céu e a terra proclamam a vossa glória,/ Hosana nas alturas!/ Bendito o que vem em nome do Senhor!/ Hosana nas alturas!
S.: Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.
T.: Santificai nossa oferenda, ó Senhor.
S.: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
S.: Eis o mistério da fé!
T.: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!
S.: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
T.: Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
T.: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa..., com o nosso Bispo... e todos os ministros do vosso povo.
T.: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
T.: Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos, por Jesus Cristo, vosso Filho.
T.: Concedei-nos o convívio dos eleitos!
Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. Amém.

12. RITO DA COMUNHÃO
S.: Rezemos, com amor e confiança, a oração que o Senhor Jesus nos ensinou:
T.: Pai nosso...
S.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador.
T.: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
S.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: “Eu vos deixo em paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Amém.
S.: A paz do Senhor esteja sempre convosco!
T.: O amor de Cristo nos uniu.
S.: Meus irmãos, saudai-vos uns aos outros em Cristo.
T.: Cordeiro de Deus,/ que tirais o pecado do mundo,/ tende piedade de nós./ Cordeiro de Deus,/ que tirais o pecado do mundo,/ tende piedade de nós./ Cordeiro de Deus,/ que tirais o pecado do mundo,/ dai-nos a paz.
S.: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Ao dar a hóstia o ministro diz: O Corpo de Cristo!
Quem vai comungar responde, num ato de fé: Amém.

DEUS NOS ENVIA

13. BÊNÇÃO FINAL
S.: O Senhor esteja convosco!
T.: Ele está no meio de nós!
S.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho + e Espírito Santo!
T.: Amém.
S.: Ide em paz, e o Senhor nos acompanhe!
T.: Graças a Deus.